Quem Somos

QUEM SOMOS:

A SOS ONCOLÓGICO, UNIDADE E EQUIPA COMUNITÁRIA DE CUIDADOS PALIATIVOS DO ALGARVE é uma Associação sem fins lucrativos, de âmbito regional, com sede em Lagoa, que visa apoiar, especialmente, os doentes oncológicos e respetivas famílias, em termos de informação (sobre a evolução da doença, direitos dos doentes, benefícios fiscais, etc.), ajudas técnicas e, futuramente, cuidados de saúde (no domicílio ou em unidade de internamento), podendo alargar, também, o apoio a pessoas portadoras de outras doenças crónicas incapacitantes com necessidade de Cuidados Paliativos.

MISSÃO:

Promover a integração dos doentes oncológicos e/ou paliativos na sociedade e contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida.

VISÃO:

Queremos assumir uma postura ativa, responsável e credível na construção de uma sociedade inclusiva, com padrões de justiça e eficácia na integração plena dos doentes oncológicos e/ou paliativos.

VALORES:

Prestação individualizada e humanizada de cuidados, com eficiência e qualidade, assente na dignidade humana e respeito pelo doente.

OS NOSSOS PROJETOS:

Para combater a exclusão social e melhorar a qualidade de vida dos doentes oncológicos e/ou paliativos, a SOS ONCOLÓGICO pretende desenvolver e implementar projetos concretos que respondam eficazmente às principais necessidades dos doentes e respetivas famílias/cuidadores, em três vertentes específicas:

Inclusão Social: Promover a criação de grupos de ajuda mútua, dinamizar eventos de convívio, realizar ações de sensibilização em espaços públicos e proporcionar apoio psicológico.

Ação e Qualidade de Vida: Atribuição de apoios diretos e pontuais a doentes oncológicos com comprovada carência de recursos financeiros.

Apoio Económico: Criação de uma plataforma de angariação de fundos que constitua um meio para possibilitar e potenciar o apoio da sociedade civil às pessoas que não conseguimos ajudar através da iniciativa Ação e Qualidade de Vida.